Além da curva natural do pênis

Ter uma leve curvatura no pênis é normal e desejável, porque ela ajuda na penetração durante a relação sexual. A maioria dos homens apresenta curvaturas de até 30 graus, o que não atrapalha em nada. O problema acontece quando a curvatura está num nível um pouco mais acentuado.

Graus de Curvatura Peniana
Graus de Curvatura Peniana

Em meninos e adolescentes é comum pênis com curva superior aos 30 graus, naquilo que é chamado de curvatura congênita ou pênis curvo do jovem. Nesses, o pênis fica torto durante a ereção porque, em boa parte dos casos, um dos lados do falo é maior ou mais elástico que o outro. Dados mundiais estimam que esse tipo de curvatura está presente em 3% a 6% da população masculina, porém cirurgias só são recomendadas se houver dor na relação sexual.

O caso fica mais sério quanto maior a curvatura. Principalmente entre homens com mais de 40 anos que sentiram mudança na curvatura. Nesse caso, ela pode ser indicativa da doença de Peyronie. Segundo a Associação Brasileira de Urologia, o problema atinge cerca de 5% dos brasileiros. A principal característica é o aparecimento de uma placa fibrótica ou nódulos que se instalam na estrutura que envolve os corpos cavernosos, as áreas parecidas com esponjas e que contêm a maior parte do sangue do pênis durante a ereção. As placas e nódulos impedem que eles se expandam normalmente e provoquem distorções na forma e inclinação do pênis. Muitas vezes, a doença causa curvaturas acentuadas de até 90 graus.

As causas da Peyronie ainda não foram bem definidas. A mais aceita é que pequenos traumatismos causados durante as relações sexuais poderiam resultar em cicatrizes que interferem na ereção. O que se sabe com certeza é que homens da mesma família estão mais propensos a tê-la. Os sintomas são nódulos fibróticos, palpáveis ou não, associados à dor e à curvatura acentuada do pênis durante a ereção. A boa notícia é que há tratamento, inclusive cirúrgico.

Realizamos uma pesquisa sobre a curvatura do pênis, através do nosso site e com a participação espontânea de homens de todo Brasil. A pesquisa levou em conta o sentimento do entrevistado em relação a curvatura. Das 53 pessoas que responderam a pesquisa, com idades entre 18 e 60 anos, a maioria – 54,7% apresenta curvatura com grau variável entre 30 e 45; 8% com curvatura com mais de 90 graus; 50,9% nunca sentiram dor; 50,9% perceberam nódulos no pênis pela apalpação; 52,8% procuraram ajuda médica para o problema mas, do total, 64,2% nunca fez tratamento. Dos que responderam que têm curvatura, 54,7% tiveram encurtamento do pênis.

Por causa da curvatura, os entrevistados relataram diversas repercussões psicológicas e sociais. Na pesquisa, eles podiam escolher mais de uma resposta. Do total dos homens que responderam à pesquisa, 64,2% relataram diminuição de autoestima, 50,9% tiveram vergonha do pênis torto, 41,5% passaram a ter medo da intimidade e 47,2% passaram a ter medo de mostrar o pênis a(o) companheira(o).

Entre as preocupações psicossociais que os pesquisados mostraram na pesquisa estão a perda da confiança (56,6%), dificuldades com posições sexuais específicas (49,1%), diminuição da satisfação sexual (45,3%), ansiedade de desempenho sexual (35,8%) e preocupações estéticas: como o pênis se parece e se sente (34%), entre outras. Também foram relatados ainda intimidação com o namoro (26,4%), preocupação com mais lesões no pênis (20,8%) e falta de desejo sexual (18,9%).

A doença de Peyronie traz consequências emocional e sexualmente debilitantes para os pacientes e pode afetar negativamente as relações de parceiro. A forma de pênis alterada que os pacientes apresentam pode impedir a relação sexual ou resultar em incomodar o paciente, maior estranheza, ansiedade de desempenho, menos prazer sexual e redução da satisfação sexual global. A maioria dos pesquisados - e também dos pacientes que vemos no consultório - tem depressão, mostram-se raivosos, com uma autoimagem corporal dismórfica, diminuição da autoestima, vergonha e sentimento de inadequação, isolamento e medo de rejeição, o que o leva a solidão e desesperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O macropênis

Pesquisa mostra como o homem lida com o tamanho do pênis